SAÚDE: O perigo da anfetaminas

terça-feira, abril 17, 2018

Por Stefany Dantas 

Uma droga prescrita para pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), virou febre em países como EUA e Brasil.


Já imaginou uma simples pílula capaz de melhorar seu rendimento na escola, faculdade ou até mesmo no trabalho, que é capaz de te dar uma capacidade de concentração potencializada e o raciocínio a mil. Essas pílulas recebem o nome de Ritalina, Venvanse e Adderall, entre outros, esses remédios à base de anfetamina – drogas sintéticas que estimulam o sistema nervoso central – são prescritos para pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Virou febre em países como EUA e Brasil. A indústria farmacêutica arrecada mais de U$ 13 bilhões de dólares por ano só com essa classe de medicamentos.

Muitos estudantes fazem o uso de medicamentos à base de anfetamina para terem um ótimo desenvolvimento na sua vida acadêmica e para melhorar a sua atenção nos estudos de concursos. Anfetamina começou a ser usada durante as guerras para manter os soldados acordados e mais atentos, hoje em dia nos quartéis é comum o uso de guaraná em cápsulas (rico em estimulantes) entre os soldados.

“Quando você possui déficit de atenção, você tem uma enorme dificuldade de focar nas coisas, um exemplo é você pegar um livro e ler, o déficit não te permite, mas com o uso da ritalina você consegue focar, e fato de você conseguir ter um foco, ter força de vontade para terminar as coisas, isso te causa uma sensação de bem estar”, afirma Iago Silva, 22 anos, que utilizou ritalina, dos 13 aos 17 anos, e agora aos 22 retornou o uso do medicamento. 

No ano passado, a Netflix lançou o documentário "Take Yours Fills", feito com base em entrevistas de usuários, psiquiatras, neurologistas e jornalistas, sobre o abuso de medicamentos como a Ritalina e Adderall. Confira aqui o trailer do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=urzY09l96Hs.



AS PRINCIPAIS ANFETAMINAS

ADDERALL: é um medicamento estimulante do sistema nervoso central, do tipo das anfetaminas. Ele é usado em diversos países, como nos Estados Unidos, para o tratamento de pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e em alguns casos de narcolepsia - que é um distúrbio do sono em que a pessoa tem muita sonolência durante o dia e até episódios temporários de fraqueza muscular.

VENVANSE: é um medicamento estimulante do sistema nervoso central, que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Os dados dos resultados clínicos disponíveis demonstraram que o tempo para início da ação ocorre dentro das primeiras duas horas após a ingestão deste medicamento. Além de ser uma droga mais potente que a Ritalina e o Concerta, o Venvanse é também vendido em dosagens mais elevadas. Enquanto a dosagem máxima da Ritalina é 40mg e do Concerta é 50mg por comprimido, o Venvanse tem as dosagens de 30mg, 50mg e até 70mg.

RITALINA: é um remédio que tem como princípio ativo o Cloridrato de Metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central, indicado para o tratamento do déficit de atenção e hiperatividade, também chamado de TDAH, e da narcolepsia. Além disso, o Metilfenidato (Ritalina) pode trazer diversos efeitos colaterais perigosos para que o usa sem indicação, como nervosismo, aumento da pressão, palpitações, espasmos musculares, alucinações ou dependência química, por exemplo.


Talvez você goste

0 comentários

Posts Populares

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter