REPORTAGEM ESPECIAL - ECONOMIA: As startups são futuro da economia brasileira

quinta-feira, maio 03, 2018

Por Rafaela Mendes

Para inovar é necessário enxergar o mundo de um ponto de vista diferente. As startups são o futuro do mundo, a cada momento surge uma nova.

Startups são um excelente modelo de negócio

Você já deve ter ouvido falar que empreender no Brasil é para os fortes. São muitos os desafios que brasileiros e estrangeiros enfrentam quando decidem abrir uma empresa no país. Mesmo em tempos de crise econômica e política, ainda assim há espaço para ideias inovadoras e que vão de encontro às necessidades de um nicho de mercado.

Mas, diferentemente do que acontece em outros polos tradicionais de inovação, por aqui é a necessidade que tem estimulado o surgimento de empreendedores dos mais variados tipos, espalhados pelos quatro cantos do país, em busca de novos horizontes em suas carreiras. Com isso, as startups chegaram com força total por aqui.

As primeiras startups surgiram entre 1996 e 2001, período que ficou conhecida como a “bolha da internet”. O termo startup, significa um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. "Startup” é um sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

Segundo dados do SEBRAE, há pelo menos 10 mil empresas nascentes atuando em diversas atividades, desde em economia criativa, até saúde e educação. “Este modelo de negócio cresce diariamente, principalmente pela popularização das redes sociais. As startups não são nada mais do que modelos de negócios, com alto poder de crescimento”, explicou Vinícius Moreira analista, do Sebrae.

Existem características que diferem as startups dos negócios tradicionais, como lojas, restaurantes ou padarias, a mais evidente é o grande potencial de crescimento. Em segundo lugar, o modelo tem de ser inovador e, para completar o tripé que sustenta as iniciativas do gênero, conseguir absorver o aumento rápido da operação sem comprometer a rentabilidade. 

Se você teve uma ideia de negócio para uma startup, precisa estar preparado para colocá-la à prova, como explica Wesley Almeida, CEO da startup Cotidiano; "temos um ecossistema empreendedor em evidente fortalecimento, com aumento no número de aceleradoras, incubadoras e de grandes empresas interessadas no setor”.



Para que der certo, na prática, a startup, para ter maiores chances de sucesso é fundada e conduzida por um time multifuncional e complementar, que atua nas frentes de negócios, marketing e vendas, operações, e com toda certeza muita tecnologia. O processo de criação de um modelo de negócios inovador passa por várias etapas, desde a concepção da ideia. “Validação do modelo de negócios e do produto com um Produto Mínimo Viável. Então ao invés de ficar procurando oportunidades, procure problemas. A resolução de problemas é que geram oportunidades”, completa, Vinicius Moreira analista do Sebrae.

SUA IDEIA É UMA STARTUP?

Toda startup é uma iniciativa empreendedora. Para ser considerada startup precisa ter algumas características:
  • A ideia e modelo de negócios inovador e de base tecnológica
  • Oferecer um produto ou serviço repetível e escalável
  • Muita incerteza e risco com relação a proposta de valor e futuro do negócio
  • Produzir inovação e romper com padrões estabelecidos de se fazer negócios. (ex. Uber, AirBnB)
  • Resolver um problema real, para pessoas reais (o problema muitas vezes é implícito num primeiro momento)
  • Ter potencial de crescimento exponêncial, ou seja, ser escalável em faturamento e quantidade de clientes e usuários sem que o custo para entregar o serviço cresça de forma linear.

DICAS PARA MONTAR SUA STARTUP

Focalize na ideia
Antes de colocar o negócio em prática, é importante saber se a sua ideia é original. Você deve saber ouvir opiniões. Saber se o mercado é amplo para ajudar a identificar o tamanho do público em potencial definindo, assim, a possibilidade de desenvolvimento da empresa. Deve-se também analisar se o seu modelo é simples de ser reproduzido, pois se for você corre o risco de ter seu mercado atacado por vários novos empreendedores.

Faça o modelo crescer
O jeito como você executa e reformula a sua ideia é mais importante que a ideia em si. É preciso avaliar tanto os consumidores quanto a concorrência, para poder incorporar as necessidades dos clientes, que não são atendidas pelos competidores, ao produto ou serviço de maneira inovadora. Evolua constantemente o seu negócio, assim você poderá se destacar da concorrência que ficarem estacionadas em ideias antigas.

Descubra o que o mercado deseja
Duas coisas que você precisa saber: quais são os públicos potenciais e o que eles querem, fazendo isso você determina a capacidade de crescimento do negócio. Você deve saber se a sua ideia funciona e atende o que as pessoas querem para conseguir isso você precisa ter feedbacks constantes dos seus consumidores, ou até mesmo uma pesquisa de mercado para validar se existem clientes para seu produto.

Crie um modelo de negócios lucrativo
Ele faz toda a diferença para quem quer criar uma startup e torná-la rentável, pois com ele podemos entender como a sua empresa irá crescer, onde pode chegar e quanto pode ganhar através de nove tópicos: proposição de valor, segmentos de clientes, atividades chave, parcerias estratégicas, fontes de receita, estrutura de custos, recursos principais, canais de comunicação e distribuição e relacionamento com o cliente.

Pense grande
Startups devem pensar globalmente. Muitos empreendedores ainda se agarram ao pensamento de que internacionalização é um próximo estágio do negócio, mas se a sua empresa tem uma solução mundial, considerar o mundo como sua área de negócios traz vantagens, como atrair a atenção de investidores. Portanto, ideias globais são mais interessantes na hora de pensar em como criar uma startup.

Estude e seja interdisciplinar
Empenho é um termo quase indissociável de empreendedorismo. Para uma empresa funcionar, a pessoa tem de saber administrar o negócio. Significa saber conceitos essenciais de administraçãofinanças e marketing. Aprender na prática é correr riscos desnecessários, estude com antecedência.



Monte um plano de negócios para criar uma startup
Depois de concluir todas as etapas acima, chega a hora de montar o seu plano de negócios. Você pode pensar que um plano de negócios pode, supostamente, ir de encontro com os novos formatos de planejamento estratégico, já que uma das premissas das startups é inovar.

No entanto, um plano de negócios pode, sim, ajudar a criar uma startup. Os pontos chaves são rapidez e flexibilidade. Sob esse conceito, você não precisa ficar preso ao plano de negócios. Um plano detalhado pode funcionar como um processo de autoconhecimento.

Networking
Um bom negócio pode ser alavancado pela rede de contatos. Com o plano de negócios criado, fica mais fácil apresentar as ideias e conseguir colaboração ou mesmo sócios. Espaços como eventos de empreendedorismo e tecnologias ou até mesmo escritórios compartilhados de co-working e incubadoras, vêm se tornando verdadeiros catalisadores de empreendedorismo ao reunir em umas mesmo locais ideias e pessoas das mais diferentes formações. 

Negocie investimentos
Hoje em dia ficou mais fácil entrar em contato com investidores, pode ser feito até por e-mail, site e telefone. E, em alguns casos, os próprios fundos de investidores vão atrás das startups para fechar parcerias. Mas não se engane você terá que ir atrás de investidores também. Existem também Bancos de investimentos, que focam suas atividades exclusivamente no financiamento do desenvolvimento de empresas e ajudam quem quer criar uma startup, como por exemplo, o BTG Pactual.

Mantenha-se atualizado
Em um ambiente tão competitivo, em que concorrentes podem surgir a qualquer momento, a velocidade com a qual o empreendedor consegue corrigir as direções de seu negócio determina quão longe o empreendimento pode chegar. Um modelo que funciona hoje pode estar ultrapassado em questão de meses. O ponto essencial é manter o foco na inovação e ideação e ter força de mudar, coloque a mão na massa e evolua o seu negócio, pois criar uma startup lucrativa é um trabalho diário.


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