REPORTAGEM ESPECIAL - ECONOMIA: As startups são futuro da economia brasileira
quinta-feira, maio 03, 2018
Por Rafaela Mendes
Para inovar é necessário enxergar o mundo de um ponto de vista diferente. As startups são o futuro do mundo, a cada momento surge uma nova.
Startups são um excelente modelo de negócio |
Você já deve ter ouvido
falar que empreender no Brasil é
para os fortes. São muitos os desafios que brasileiros e estrangeiros enfrentam
quando decidem abrir uma empresa no país. Mesmo em tempos de crise econômica e
política, ainda assim há espaço para ideias inovadoras e que vão de encontro às
necessidades de um nicho de mercado.
Mas, diferentemente do que
acontece em outros polos tradicionais de inovação, por aqui é a necessidade que
tem estimulado o surgimento de empreendedores dos mais variados tipos,
espalhados pelos quatro cantos do país, em busca de novos horizontes em suas
carreiras. Com isso, as startups chegaram com força total por aqui.
As primeiras startups
surgiram entre 1996 e 2001, período que ficou conhecida como a “bolha da internet”. O termo startup, significa um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que,
aparentemente, poderia fazer dinheiro. "Startup” é um sinônimo de iniciar uma
empresa e colocá-la em funcionamento.
Segundo dados do SEBRAE, há
pelo menos 10 mil empresas nascentes atuando em diversas atividades, desde em
economia criativa, até saúde e educação. “Este modelo de negócio cresce diariamente,
principalmente pela popularização das redes sociais. As startups não são nada
mais do que modelos de negócios, com alto poder de crescimento”, explicou
Vinícius Moreira analista, do Sebrae.
Existem características que
diferem as startups dos negócios tradicionais, como lojas, restaurantes ou
padarias, a mais evidente é o grande potencial de crescimento. Em segundo
lugar, o modelo tem de ser inovador e, para completar o tripé que sustenta as iniciativas
do gênero, conseguir absorver o aumento rápido da operação sem comprometer a
rentabilidade.
Se você teve uma ideia de
negócio para uma startup, precisa estar preparado para colocá-la à prova, como explica Wesley Almeida, CEO da startup Cotidiano; "temos
um ecossistema empreendedor em evidente fortalecimento, com aumento no número
de aceleradoras, incubadoras e de grandes empresas interessadas no setor”.
Para que der certo, na
prática, a startup, para ter maiores chances de sucesso é fundada e conduzida
por um time multifuncional e complementar, que atua nas frentes de negócios,
marketing e vendas, operações, e com toda certeza muita tecnologia. O processo de criação
de um modelo de negócios inovador passa por várias etapas, desde a concepção da
ideia. “Validação do modelo de negócios e do produto com um Produto Mínimo
Viável. Então ao invés de ficar procurando oportunidades, procure
problemas. A resolução de problemas é que geram oportunidades”, completa, Vinicius Moreira analista do Sebrae.
SUA IDEIA É UMA STARTUP?
Toda startup é uma iniciativa empreendedora.
Para ser considerada startup precisa ter algumas características:
- A
ideia e modelo de negócios inovador e de base tecnológica
- Oferecer
um produto ou serviço repetível e escalável
- Muita
incerteza e risco com relação a proposta de valor e futuro do negócio
- Produzir
inovação e romper com padrões estabelecidos de se fazer negócios. (ex.
Uber, AirBnB)
- Resolver
um problema real, para pessoas reais (o problema muitas vezes é implícito
num primeiro momento)
- Ter
potencial de crescimento exponêncial, ou seja, ser escalável em
faturamento e quantidade de clientes e usuários sem que o custo para
entregar o serviço cresça de forma linear.
DICAS PARA MONTAR SUA STARTUP
Focalize na ideia
Antes
de colocar o negócio em prática, é importante saber se a sua ideia é original. Você deve saber ouvir opiniões. Saber se o mercado é amplo para ajudar a identificar
o tamanho do público em potencial definindo, assim, a possibilidade de
desenvolvimento da empresa. Deve-se também analisar se o seu modelo é
simples de ser reproduzido, pois se for você corre o risco de ter seu mercado
atacado por vários novos empreendedores.
Faça o modelo crescer
O
jeito como você executa e reformula a sua ideia é mais importante que a ideia
em si. É preciso avaliar tanto os consumidores quanto a concorrência, para
poder incorporar as necessidades dos clientes, que não são atendidas pelos
competidores, ao produto ou serviço de maneira inovadora. Evolua constantemente
o seu negócio, assim você poderá se destacar da concorrência que ficarem
estacionadas em ideias antigas.
Descubra o que o mercado deseja
Duas
coisas que você precisa saber: quais são os públicos potenciais e o que eles
querem, fazendo isso você determina a capacidade de crescimento do negócio.
Você deve saber se a sua ideia funciona e atende o que as pessoas querem para
conseguir isso você precisa ter feedbacks constantes dos seus consumidores, ou
até mesmo uma pesquisa de mercado para validar se existem clientes para seu
produto.
Crie um modelo de negócios lucrativo
Ele
faz toda a diferença para quem quer criar uma startup e torná-la rentável, pois
com ele podemos entender como a sua empresa irá crescer, onde pode chegar e
quanto pode ganhar através de nove tópicos: proposição
de valor, segmentos
de clientes, atividades
chave, parcerias
estratégicas, fontes de
receita, estrutura
de custos, recursos
principais, canais de
comunicação e distribuição e relacionamento
com o cliente.
Pense grande
Startups
devem pensar globalmente. Muitos empreendedores ainda se agarram ao pensamento
de que internacionalização é um próximo estágio do negócio, mas se a sua
empresa tem uma solução mundial, considerar o mundo como sua área de negócios
traz vantagens, como atrair a atenção de investidores. Portanto, ideias globais
são mais interessantes na hora de pensar em como criar uma startup.
Estude e seja interdisciplinar
Empenho
é um termo quase indissociável de empreendedorismo. Para uma empresa funcionar,
a pessoa tem de saber administrar o negócio. Significa saber conceitos
essenciais de administração, finanças e marketing.
Aprender na prática é correr riscos desnecessários, estude com antecedência.
Monte um plano de negócios para criar uma startup
Depois
de concluir todas as etapas acima, chega a hora de montar o seu plano de negócios.
Você pode pensar que um plano de negócios pode, supostamente, ir de encontro
com os novos formatos de planejamento estratégico, já que uma das premissas das
startups é inovar.
No
entanto, um plano de negócios pode, sim, ajudar a criar uma startup. Os pontos
chaves são rapidez e flexibilidade. Sob esse conceito, você não precisa ficar
preso ao plano de negócios. Um plano detalhado pode funcionar como um processo
de autoconhecimento.
Networking
Um
bom negócio pode ser alavancado pela rede de contatos. Com o plano de negócios
criado, fica mais fácil apresentar as ideias e conseguir colaboração ou mesmo
sócios. Espaços como eventos de empreendedorismo e tecnologias ou até mesmo
escritórios compartilhados de co-working e incubadoras, vêm se tornando
verdadeiros catalisadores de empreendedorismo ao reunir em umas mesmo locais
ideias e pessoas das mais diferentes formações.
Negocie investimentos
Hoje
em dia ficou mais fácil entrar em contato com investidores, pode ser feito
até por e-mail, site e telefone. E, em alguns casos, os próprios fundos de
investidores vão atrás das startups para fechar parcerias. Mas não se engane
você terá que ir atrás de investidores também. Existem também Bancos de
investimentos, que focam suas atividades exclusivamente no financiamento do
desenvolvimento de empresas e ajudam quem quer criar uma startup, como por
exemplo, o BTG Pactual.
Mantenha-se atualizado
Em
um ambiente tão competitivo, em que concorrentes podem surgir a qualquer
momento, a velocidade com a qual o empreendedor consegue corrigir as direções
de seu negócio determina quão longe o empreendimento pode chegar. Um modelo que
funciona hoje pode estar ultrapassado em questão de meses. O ponto essencial é
manter o foco na inovação e ideação e ter força de mudar, coloque a mão na massa
e evolua o seu negócio, pois criar uma startup lucrativa é um trabalho diário.
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